Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

"Amar Setúbal" - Sala dos Peixinhos - JI Aquário

"Temos a obrigação de salvar tudo aquilo que ainda é sustentável de ser salvo, para que os nossos filhos e netos, embora vivendo num Portugal diferente do nosso, se conservem tão portugueses como nós e capazes de manter as suas raízes culturais mergulhadas na herança social que o passado nos legaram. “

Jorge Dias ( Museu Nacional Regional de Etnografia , 1964)

Partimos à aventura pela nossa cidade e fizemos muitas descobertas …pois a curiosidade é uma característica das crianças, queremos sempre saber mais…

"…a Sandra mostrou-nos alguns azulejos que estavam nas  paredes e observámos que estas tinham desenhos de flores e de pessoas com roupas esquisitas…"

"…a Sandra disse-nos que são roupas do tempo dos reis…"

Ela explicou-nos que há muitos anos atrás era costume desenhar e pintar em azulejos e que também é uma arte, chama-se  pintura decorativa .

Na nossa cidade existem muitas obras de azulejaria pintadas por um senhor com um nome muito engraçado Diogo Cão.

Mas a maioria dos azulejos que vimos formavam padrões, uns com formas geométricas outros com flores e a cor predominante era o azul.



Achámos engraçado e divertido e quisemos ir à procura dos azulejos da nossa cidade, como se de uma caça ao tesouro se trata-se …encontrámos muitos …




 


 
 Resolvemos então partir para um desafio maior, pintarmos nós os nossos azulejos imitando as verdadeiras obras que vimos na nossa cidade. Como eram muitas e umas mais difíceis que outras votámos e escolhemos apenas três modelos …




 
 
 
 
 
Ora aqui ficam as etapas de todo o processo…

 
1-     As crianças passaram o desenho para o papel vegetal



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 



2 -    A seguir para o papel químico
 

3-    Depois com o químico passaram o desenho para o azulejo

 
 
 4-    Escolheram as cores correspondentes ao original e deram inicio à pintura.

 


5-   Finalmente pudemos contemplar com alegria as nossas  "obras de arte".

 


Agora já sabemos como foram feitas as pinturas de azulejo da nossa cidade mas uma duvida ficou no ar "de onde vem os azulejos?" , "de que material é feito?",  ficámos com vontade de saber mais por isso a nossa próxima visita será à olaria...

Sem comentários: